Educaçao Especial

 

A educação especial, consiste na mobilização de um conjunto de apoios especializados que “visam responder às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e da participação, num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social e dando lugar à mobilização de serviços especializados para promover o potencial de funcionamento biopsicosocial” (Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro).

Nesta escola, para desenvolverem este tipo de apoios existe os seguintes recursos humanos:

- um docente especializado na área comportamental/emocional, neuromotora e cognitiva,

- uma docente especializada em problemas comportamentais e uma docente não especializada.

Na escola desenvolvem, ainda, apoio por protocolo com o Centro de Recursos para a Inclusão da APPACDM: uma psicóloga educacional, uma terapeuta da fala e uma terapeuta ocupacional

Os alunos apoiados constituem 4,2% dos alunos que frequentam o 1º Ciclo e o Jardim-de-infância.

Estes alunos apresentam as seguintes problemáticas: T21 (1 aluno), espectro do autismo (7 alunos), problemas visuais (1 aluna), problemas emocionais (1 aluno), problemas neuromotores (1 aluno) e dislexia (2 alunos).

Para além destes alunos, são ainda apoiados alunos com necessidades educativas especiais de carácter temporário que contabilizam 3,9% dos alunos que frequentam o 1º ciclo e o Jardim-de-infância. Para apoiar estes alunos exerce funções de apoio, na escola, uma docente do ensino regular.
Na situação específica de apoio aos alunos com perturbações no âmbito do espectro do autismo, a escola possui uma sala de ensino estruturado que pretende ser um recurso específico para apoiar estes alunos.

Para desenvolverem trabalho com os alunos com perturbações do espectro do autismo, estão afectos a este projecto (Sala de Ensino Estruturado): a tempo inteiro, os 2 docentes especializados bem como três tarefeiras e, a tempo parcial, os técnicos disponibilizados pelo Centro de Recursos para a Inclusão (uma psicóloga, uma terapeuta da fala e uma terapeuta ocupacional)

O encaminhamento para situação de apoio dos alunos com necessidades educativas especiais inicia-se com recurso ao processo de referenciação.. Este processo pode ser despoletado por qualquer agente educativo, sendo necessário preencher uma ficha de referenciação.


Contatos

Aperg

R. Professor Gomes Teixeira
1350-229 Lisboa


NIB da Associação: 0035 2180 00015675930 59