Música

Princípios orientadores


A prática do canto constitui a base da expressão e educação musical no 1° Ciclo.
É uma atividade de síntese na qual se vivem momentos de profunda riqueza e bem-estar, sendo a voz o instrumento primeiro que as crianças vão explorando.
Através do corpo em movimento, de uma forma espontânea ou nos jogos de roda e nas danças – formas mais organizadas do movimento – as crianças desenvolvem potencialidades musicais múltiplas.


Os instrumentos, entendidos como prolongamento do corpo, são o complemento necessário para o enriquecimento dos meios de que a criança se pode servir nas suas experiências, permitindo ainda conhecer os segredos da produção sonora.


A experimentação e domínio progressivo das possibilidades do corpo e da voz deverão ser feitos através de atividades lúdicas, proporcionando o enriquecimento das vivências sonoro-musicais das crianças.


A participação em projectos pessoais ou de grupo permitirá à criança desenvolver, de forma pessoal, as suas capacidades expressivas e criativas.


A audição ao vivo ou de gravação, o contacto com as atividades musicais existentes na região e a constituição de um reportório de canções do património regional e nacional são referências culturais que a escola deve proporcionar.

 

Objetivos:

  • Desenvolver competências criativas e de experimentação

  • Desenvolver o pensamento musical.

  • Desenvolver competências transversais no âmbito da interligação da música com outras artes e áreas do saber.

  • Desenvolver competências de acuidade auditiva, abrangendo diferentes códigos, convenções e terminologias existentes nos mundos da musica.

  • Desenvolver competências de expressão vocal, interpretativa e instrumental diversificada, tendo em conta as diferentes épocas, estilos e culturas musicais do passado e do presente.


Contatos

Aperg

R. Professor Gomes Teixeira
1350-229 Lisboa


NIB da Associação: 0035 2180 00015675930 59