02-03-2008 01:07

Entrevista com o Jornalista Pedro Santos Costa

Leccionar jornalismo real em uma aula

Convidado pela Coordenadora Isabel Mendes para dar uma aula de jornalismo ­nas duas turmas do quarto ano, os alunos decidiram, em sala de aula, que o entrevistado seria o próprio professor, que é colaborador no Jornal da APERG.

 

Depois do Público sair você lê-o?

Sim, todos os dias, nunca deixei de ler o jornal.

Acha que ser jornalista é bom?

É muito bom, é muito importante.

Gosta do seu jornal?

Gosto muito do meu jornal.

Gostava de continuar até ao resto da vida ou quer trocar de emprego?

Gostava de ficar até ao resto da vida e não quero trocar de trabalho.

É difícil ser jornalista?

Eu não acho que é difícil, mas acho que alguns jornalistas precisavam estudar de novo.

Acha que o seu trabalho deixa tempo para os filhos?

No meu caso deixa muito tempo.

Gosta do seu trabalho? Porquê?

Gosto muito de meu trabalho, por que não tem horas e há sempre trabalho para fazer.

Algum dia pensou em pedir um aumento de salário?

Não, nunca pensei. Eu estou bem assim.

Quem é o seu director?

É o José Manuel com 40 anos de profissão.

O que é que precisa para fazer um jornal?

Pessoas, textos, imagens e muita criatividade.

Qual a sua cor favorita?

Verde

Qual o seu signo?

Caranguejo.

Como começou a sua profissão?

Comecei na redacção do Jornal Público.

Como veio aqui parar?

Um convite da Professora Isabel.

Porquê quis dar esta aula?

É importante dar o jornalismo as crianças.

Quando veio para Portugal?

Vim para Portugal em 1988.

O que gosta mais de ver na televisão?

Filmes brasileiros.

Quantos filhos têm?

Tenho três filhos: Guilherme, Teresa e Duarte.

Onde nasceu?

Nasci no Rio de Janeiro, Brasil.

Ainda tem avô?

Não, não tenho avô desde pequeno.

É de que clube?

Sporting.

Quantos anos têm?

Tenho 44 anos.

Quando é que recebeu o cartão de jornalista? O que é que significou para si?

Significou que passei a ser um profissional.

Quem são os seus pais?

Artur e Zulmira.

De que transporte vai para casa?

De táxi.

Quantas vezes foi ao Brasil?

Costumo ir muitas vezes e levo a minha família.

Onde é a sua casa?

Lisboa.

Qual é o seu animal preferido?

É o cavalo-marinho do rio Tejo.

O seu salário é bom ou gostava de receber mais?

É muito bom.

Gosta do seu trabalho? Porquê?

Sim, por que ajudo a resolver os problemas.

Gostaria de estar noutro jornal?

Não gostaria, até visto a camisola.

Gostava de ser o director do Público?

Gostaria muito, por que iria melhorar o trabalho.

Gosta do seu jornal?

Gosto do jornal, por que acho que é o melhor do País.

Algum dia pensou em ser o director?

Várias vezes para melhorar muito a informação.

Quer continuar com o seu trabalho? Porquê?

Quero e vou evoluir para designer, por que acredito que é a melhor maneira de passar a informação.

Que idades têm o seu filho e quantos são?

Tenho três filhos, dois gémeos com seis anos e outro com quatro anos.

Como é que se chama a sua mulher?

A minha mulher chama-se Ana.

Que número calça?

39.

Qual é o seu sítio preferido?

É a praia do Guincho.

Gosta da sua carreira como jornalista?

Sim, mas acho que ainda devo melhorar bastante.

É casado?

Sim, com a Ana.

Como foram os seus primeiros dias de jornalista?

Foram lindos e maravilhosos.

Quando é que se inspirou no jornalismo?

Há 20 anos.

Ficou feliz quando recebeu o seu cartão de jornalista?

Fiquei muito feliz.

Acha que o Público pode evoluir?

Acho que deve evoluir para melhorar.

Sempre sonhou em ter esta profissão?

Sim, sempre sonhei.

Onde é que foi o seu primeiro trabalho?

Na rua do Conde, na baixa de Lisboa.

Tem alguma doença?

Sou saudável.

Gosta de fazer jornais?

Adoro fazer jornais.

 

Perfil

Na sala de aula foi sugerido que se criasse um jornal de verdade com cada turma. O 4ºA fez o “Finalista” e o 4ºB o jornal “A Turma”. Todo o material foi escrito e construído pelos alunos, inclusive os desenhos.

Entrevista recolhida pelos alunos do 4ºA e do 4ºB – Jornal Nº07 - Março 2008

—————

Voltar


Contatos

Aperg

R. Professor Gomes Teixeira
1350-229 Lisboa


NIB da Associação: 0035 2180 00015675930 59