19-03-2010 00:06

Editorial Notícias da Escola nº04

Outubro 2007

Por Luís Justo Máximo 

Queremos neste número congratular-nos pelo resultado obtido ao suscitar o interesse dos Pais e Professores desta escola na busca de soluções para os problemas inerentes ao início do ano escolar, demonstrado directamente no terreno pela grande aderência de novos sócios à Associação de Pais e sobretudo pelo efectivo empenho posto em pratica por diversos Pais, Mães e Professores no apoio ao Projecto Informática, ao Jornal, tanto na colaboração escrita como na impressão do mesmo, na criação de página WEB, no apoio Jurídico, no apoio à venda de equipamentos, em secretariado, e na clara vontade de ajudar-nos a consolidar os objectivos desta Associação, e da própria Escola, que fica com a garantia dum enorme conjunto de pessoas para a projectar como Escola de referencia.

Queremos aqui deixar também claro o nosso apreço especial ao novo professor responsável pela Sala TEACCH e integração das crianças com necessidades especiais, Professor Joaquim Clôa, pela forma bastante positiva como encarou o desafio de enfrentar um grupo enorme de crianças com diversas necessidades especiais, que a DREL entendeu por bem colocar na nossa Escola, mas que não criou atempadamente as condições de apoio logístico e humano, valendo assim todo o empenho deste Professor que dando o seu tempo tem tentado “sozinho” apoiar todos os Pais e Crianças com estas dificuldades, devendo ser reconhecido e aplaudido por todos nós.

È neste número realçado a importância dos professores e a dimensão do seu trabalho através de um artigo construído em conjunto por Pai e Professora.

Embora seja nossa intenção dar espaço de intervenção própria a cada grupo de profissionais a trabalhar nesta Escola queremos aqui deixar desde já uma palavra muito especial de agradecimento às Auxiliares de Acção Educativa que trabalham diariamente com as nossas Crianças.

Para além de termos um grupo já com algum tempo de trabalho conjunto e com provas dadas no perfeito entendimento dos vícios e virtudes das nossas Crianças temos individualmente pessoas que pautam a sua atitude pelo respeito às Crianças.

Faremos em próximas edições um trabalho mais alargado sobre a difícil tarefa de Auxiliar.

Chamamos a vossa atenção para três artigos da página 7, que relatam situações que a Aperg está a tratar nesta fase , e que devem ser avaliados por todos.

O primeiro tem a ver com o transporte para as visitas de estudo que realça o teor do pedido por nós enviado para as juntas de freguesia incluídas na área da Escola para uma tomada de decisão conjunta.

A segunda tem toda a urgência em ser resolvida, que prende-se com a falta de asseio junto à parede da Escola, designadamente com o caixote de detritos animais e a alimentação de gatos, pelo que pedimos aqui a colaboração de todos a sensibilizar quem coloca comer ali, para que o não faça naquele local, em consequência deste problema estamos a envidar esforços junto da Junta e Policia Municipal para que a situação se resolva.

O terceiro artigo refere-se a assiduidade, e é sempre bom lembrarmos todos que ao trazer-nos as nossas crianças tarde para a Escola estamos não só a prejudicar o ritmo de trabalho na sala de aula, como deve ser encarado como uma falta de respeito perante colegas e Professores, valor que certamente não queremos transmitir as nossas Crianças.

Deixamos aqui também uma referência à falta de actividades desportivas, que não estão a caminhar como era nosso ensejo, dizendo que já apresentamos o projecto de actividade física para as crianças do pré-escolar às Educadoras e ao Conselho Executivo e Apoio à Família, estando a aguardar resposta. Em relação ao Judo aguarda-mos uma resposta da C. M. Lisboa ao pedido da cedência de utilização do espaço polivalente, visto que não conseguimos consensos com as entidades responsáveis pelo espaço escolar no momento. Quanto aos restantes desejos desportivos temos de analisar todos os espaços disponíveis na área da Escola para analisar possibilidades de deslocação de Crianças. Por fim e mais simples lançamos o desafio às Educadoras da Escola para que em conjunto com as suas Crianças sejam as zeladoras do espaço verde que queremos em breve iniciar a implementação na Escola.

Descarregue o  Notícias da Escola nº 4 (formato pdf)

—————

Voltar


Contatos

Aperg

R. Professor Gomes Teixeira
1350-229 Lisboa


NIB da Associação: 0035 2180 00015675930 59