18-03-2010 23:57

Editorial Notícias da Escola nº07

Março 2008

Por Luís Justo Máximo

Este foi o título que a minha filha achou que devia colocar quando lhe disse que não sabia o que escrever para o jornal, na altura em que a estava a convencer a deitar-se.

Como não estou muito inspirado e os textos em reserva não se enquadram nesta edição acho que vou pegar no título e dedicar este texto aos novos Pais que fazem parte de uma geração que decidiu definitivamente assumir o seu papel em paralelo com as mães na concretização da família em torno da criança.

Sem duvida que assistimos a uma época em que a presença do Pai na nossa escola atinge já um numero considerável, e a experiência demonstra que o beneficio dessa participação se reflecte no bem-estar das crianças na escola tal como no aproveitamento escolar e poderá ser um sinal de que no futuro teremos cada vez mais uma melhor interligação família/escola a qual trará por consequência uma visão diferente sobre o novo modelo de escola que nos permite acreditar ser também mais uma hipótese para um menor abandono e insucesso escolar.

Como Pai de duas filhas estou muito orgulhoso de ter sempre acompanhado desde o primeiro minuto de vida os seus passos e ter tido a possibilidade de as acompanhar em todos os momentos, e de lhes tentar proporcionar aquilo que anseiam, não deixando de lhes dizer não quando necessário e sobretudo mostrando-lhes o respeito pela diferença e as dificuldades inerentes à vivência em sociedade, o que despertou entre nós um respeito mútuo e sentimentos muito fortes, situação que felizmente sei que partilho com muitos Pais do nosso tempo.

Como Presidente da Associação de Pais não tenho dúvidas que a presença e participação dos Pais na escola é fundamental, sabendo de antemão que o tempo que dedicamos a esta actividade de apoio retira-nos imenso tempo à família e que muitas vezes é cobrada pelos nossos filhos com toda a legitimidade, mas acreditando que também esta é uma forma de serviço que prestamos a todas as crianças, não podemos deixar de o fazer.

Claro que este texto teria que chegar ao ponto fulcral que me foi pedido pelo nosso jornalista, o qual tem que ver exactamente com as próximas eleições para a Mesa da Assembleia e Direcção da APERG, assim depois de tudo o que escrevi só posso realçar a necessidade de participação de todos os Pais e Mães da nossa escola na nossa Associação e incentivá-los a participar activamente na próxima assembleia e nas listas que se venham a formar com o objectivo de ajudarmos a promover o sucesso das nossas Crianças e da Escola Eng. Ressano Garcia.

A verdade é que aceitei o título dado pela minha filha, porque hoje já passou aquele que é realmente ainda o grande dia, por variadíssimas razões, foi anteontem, e é o Dia Internacional da Mulher.

Descarregue o  Notícias da Escola nº 7 (formato pdf)

—————

Voltar


Contatos

Aperg

R. Professor Gomes Teixeira
1350-229 Lisboa


NIB da Associação: 0035 2180 00015675930 59