02-07-2008 01:18

Entrevista com o Professor José Augusto

“Não temos perdido população escolar”

A APERG foi recebida pelo professor no seu gabinete, na Escola Manuel da Maia. E revelou que grande parte da solução do insucesso escolar passa por uma maior interacção entre a família e a escola

 

O que é o Conselho Executivo?

O Conselho Executivo é composto por quatro membros e tem como função a representatividade de todos os níveis de ensino da escola pública [Pré-escolar, 1º, 2º, 3º Ciclos]. Tem o papel principal de agilizar todos os mecanismos pedagógicos e administrativos da totalidade das escolas que constitui o agrupamento.

Quando é que os pais devem procurar o Conselho Executivo?

Os pais podem-se dirigir sempre ao Conselho Executivo para colocar qualquer questão, ou situações que entenderem e que não tenham ficado muito bem esclarecidas com os vários coordenadores de escola. Se quiserem podem solicitar, por carta ou por telefone, uma marcação, sugiro que isso seja feito devido ao facto de sermos várias vezes solicitados para reuniões, evitando-se as deslocações à escola em dias ou horas em que nos encontremos indisponíveis. Caso contrário, nunca deixaremos de receber ou falar com ninguém.

Pagam-se muitos impostos... Custa muito dinheiro uma Escola como a Ressano Garcia?

Custa muito dinheiro qualquer escola em Portugal. Eu concordo com o cidadão português que diz que face aos pressupostos financeiros que estão elencados para a educação e o resultado que ela tem apresentado actualmente, nos deve questionar se este é o melhor caminho. A Escola Ressano Garcia pela sua recente construção é uma escola que pouco ou quase nenhuma despesa dá, a não ser infelizmente, no que se refere à sua má execução arquitectónica

Como vê o papel do professor como educador e formador?

Tem sido corrente ao longo dos últimos anos, para não dizer ao longo da última década, que o professor vai abrangendo cada vez mais outras áreas que a não só recorrente do ensino de aprendizagem. Ou seja, nas escolas e principalmente nas mais problemáticas, por força das circunstâncias ou por falta de qualquer outros meios que possam acudir, cabe ao professor a capacidade de poder acarinhar essas situações... O Professor é muitas vezes o Pai que falta em casa, por diversos motivos, sejam eles de exclusão social ou por trabalhar longe, por problemas sócio económicos que se verificam em muitas famílias. As crianças têm problemas de índole pessoal, digamos assim... Quantas vezes as Escolas não dispõem de meios como uma assistente social ou um psicólogo que acuda. É sempre o professor.

E sobre a evolução demográfica?

Isso infelizmente deve-se, em grande maioria, pela falta de políticas definidas e integradas entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e entre outros ministérios como o da Segurança Social. A Câmara Municipal que não tem capacidade para recuperar o património imobiliário da cidade para fazer com que essas populações não saiam do interior da cidade. Tem sido a falta de capacidade económica das famílias que as tem levado a sair para a periferia das grandes cidades, reflectindo-se fortemente na diminuição de pessoal, portanto de alunos, no interior das grandes cidades. Concretamente em relação ao agrupamento, à cerca de uns três a quatro anos a esta parte, ao invés do que sucedeu em anos anteriores, tem-se gradualmente mantido e até subido a sua população escolar. Portanto, não temos perdido população escolar.

Qual é a importância dos pais no dia-a-dia da Escola e da sua presença directa no relacionamento com as Coordenações e Conselhos Executivos?

Cabe aos pais um papel fundamentalíssimo em todo esse processo. Muitas vezes nós [professores] respaldamos (não no mau sentido) um pouco na incapacidade de gerir algumas situações internas dentro das escolas ou de insucesso escolar, pelo pouco acompanhamento que os alunos têm por parte das famílias. Mas, também, temos que reconhecer que de facto a vida actual não permite que se tenha uma hora disponível. As crianças ficam um pouco entregues a si próprias. Penso que grande parte da solução do insucesso escolar passa por uma maior interacção entre a família e a escola.

 

Perfil

Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, desde o ano lectivo de 1999/2000, o Professor José Augusto, 53 anos, tem a sua formação académica no Campo das Artes. Exerce a profissão de professor há 33 anos. 

Depoimento recolhido por Pedro Santos Costa e Luis Justo Máximo - Jornal Nº02 - Julho 2007

—————

Voltar


Contatos

Aperg

R. Professor Gomes Teixeira
1350-229 Lisboa


NIB da Associação: 0035 2180 00015675930 59